eventos

veja todos eventos ocorridos e a agenda de próximos eventos
próximos eventos

17º ENCONTRO DE INFORMÁTICA - 12/09/2018

Programação

 

DIA 12/09/2018 (Quarta-feira)

 

19:00 - Abertura Solene

19:30 – Palestra: "O jovem diante da escolha profissional: desafios e perspectivas

Clarice Ribeiro Climaco

Psicóloga Clínica - Atua na clínica de adultos e adolescentes, com ênfase no desenvolvimento das habilidades sócio emocionais e orientação profissional.

20:30 - Coffee break

21:00 – Palestra: O que faz um Analista de Negócios 

Gisele Lima Brandão

Graduada em Sistemas de Informação

Analista de Negócios da Thoughtworks do Brasil

 

 DIA 13/09/2018(Quinta-feira)

 

19:30 Palestra: O futuro das relações sociais na era da Informação

Mayron Assunção Borges

Graduado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais Especialista em branding - Gestão de marcas e identidade visual, web-design e interfaces digitais (UI e UX).

20:30 Coffee break

21:00 – Palestra: Mercado de trabalho na Indústria 4.0

Guilherme Afonso Elifas Gibosky

Graduação: Ciência da Computação – PUC – MG

Experiências em Banco de dados, pesquisador/desenvolvedor de jogos da Monforte University da Inglaterra, desenvolvimento fullstack e software livre.

 

Dia 14/09/2018 (Sexta-feira)

 

19:10 – Palestra: Desenvolvendo Aplicativos Móveis para múltiplas Plataformas Tarley Francis de Lana Campos

Graduado em Sistemas de informação – PUC-MG

Pós-graduado em Engenharia de Software

20:10 – Palestra: Internet das Coisas (IOT): revolucionando as cidades inteligentes Iremar Nunes de Lima

Professor universitário

Mestre em Banco de Dados

21:10 - Coquetel de Encerramento

 

XXXVIII FESTIVAL DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 22/09/2018

XXXVIII FESTIVAL DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO


A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.

(José Ortega y Gasset)


EDITAL DO ANO DE 2018

A Direção e a Coordenação da área de Língua Portuguesa vêm comunicar a todos os alunos dos cursos do Ensino Fundamental, Médio e Ensino Técnico as normas para sua participação no Festival de Comunicação e Expressão, que acontecerá nos dias 22 de setembro – Ensino Fundamental – 29 de setembro - Ensino Médio e Técnico nos seguintes horários: dia 22 – de 9 às 12h. No dia 29 de setembro – de 9 às 12h.

1- CATEGORIA  -  CANTO

OBS: OS CANDIDATOS NÃO PODERÃO UTILIZAR BATERIA NESTA CATEGORIA.

MODALIDADES

1.1 – COMPOSIÇÃO MUSICAL: Nesta modalidade é obrigatória a apresentação da letra da música, não só a melodia.

1.1.1 – Autor: O candidato inscrito nesta modalidade deverá, no ato da inscrição, entregar uma cópia da letra digitada, com o título da música.

1.2 – INTÉRPRETE: Os inscritos poderão participar desta modalidade em duas categorias: Canto e Execução Instrumental.

1.2.1 – Canto: O candidato, ao se inscrever nesta modalidade, deverá indicar o nome da canção e seus autores, bem como definir o tipo de instrumento que o acompanhará. As músicas DEVERÃO SER NACIONAIS, neste caso.

1.2.2 – Música estrangeira: Inglesa – O candidato, nesta modalidade, deverá indicar o nome da canção e seus autores, bem como definir o tipo de instrumento que o acompanhará, a letra da música em inglês e sua tradução.

(Obs: fica permitida a participação de um instrumentista, se necessário, para tocar juntamente com o aluno do Ensino Fundamental nas modalidades: Composição musical e intérprete).

1.2.3 – Intérprete da música instrumental: O candidato, ao se inscrever nesta modalidade, deverá indicar o nome da canção e seus autores, bem como especificar o tipo de instrumento que usará em sua interpretação.

CATEGORIA - POESIA

MODALIDADES

1.3 – POESIA OU PROSA MONÓLOGA: O candidato poderá participar desta modalidade em duas categorias: declamação ou encenação. Em ambos os casos, o candidato deverá indicar se é o autor do texto ou apenas o intérprete, e deverá também entregar uma cópia digitada, no ato da inscrição.

CATEGORIA -  DANÇA

1.4 – DANÇA: O candidato poderá participar desta modalidade em duas modalidades: dança regional ou dança contemporânea.

1.4.1- Dança regional (country, flamenco, dança cigana, dança afro, gafieira, samba, axé, forró, tango, dança do ventre e de salão): O candidato, ao se inscrever nesta modalidade , deverá indicar o nome da dança e a região ou país a que pertence. Deverá também, no ato da inscrição, indicar o nome do CD e o número da faixa que será executada para a dança. Se houver o acompanhamento instrumental ao vivo, indicar o nome do aluno que irá tocar e que tipo de instrumento irá utilizar.

1.4.2 – Danças contemporâneas (Hip Hop, Street Dance, Jazz, Balé, Dance, Pop Dance): O candidato, ao se inscrever nesta modalidade, deverá indicar o gênero da dança e também, no ato da inscrição, indicar o nome do CD e o número da faixa que será executada para a dança.

1.4.3 – Ginástica rítmica - A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maçãs e a fita.

CATEGORIA – EXPOSIÇÃO DE ARTES

1.5 – Exposição de Artes: Os alunos que têm aptidão para desenhar, grafitar, trabalhos manuais ou Artes Plásticas, poderão se inscrever nesta categoria para exporem suas obras, no dia do Festival. A exposição acontecerá na sala de vídeo. Observação: Os artistas que não fazem parte do corpo discente da Polimig/Vital Brasil poderão expor seus trabalhos (ganharão um Certificado de Participação). A área de Artes ficará responsável por essa categoria

 

 

 

2-  DAS INSCRIÇÕES

2.1 – Inscrição: Poderá ser feita tanto individual como em grupo, independente de os alunos pertencerem às mesmas turmas ou unidade.

2.2 – Período de inscrição: As inscrições serão feitas no período de 6/8 a 31/8/2018.

2.3 – Local da inscrição: Em cada unidade, com as respectivas supervisoras.

2.4 – Valor da inscrição: Será cobrada uma taxa de R$10,00 por participante em cada modalidade em que se inscrever para garantir a participação do aluno.

 

3-  DOS PARTICIPANTES

3.1 – Só serão aceitas as inscrições de alunos regularmente matriculados nos cursos de Ensino Fundamental, Médio e Pós-Médio técnico das Escolas Polimig e Vital Brasil.

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Em hipótese alguma serão aceitos participantes de outras escolas nas apresentações inscritas para o Festival.


4- DAS REGRAS 

4.1- Tempo de apresentação: Em qualquer modalidade, o tempo máximo de apresentação será de 5 (cinco ) minutos.

 

4.2 - DOS CRÉDITOS

4.2.1 - Atribuição dos créditos: O aluno que se inscrever em mais de uma modalidade e vencer em mais de uma categoria receberá os troféus correspondentes às colocações obtidas. Porém, os créditos serão considerados uma única vez, prevalecendo sempre a maior pontuação alcançada.

 

4.2.2 - Perda de direito ao crédito: O aluno inscrito que não comparecer no dia da realização do Festival de Comunicação e não se justificar, não terá direito aos créditos, uma vez que será automaticamente desclassificado.

 

4.2.3 - Obtenção dos direitos aos créditos por motivos justos: O aluno inscrito que não comparecer no dia da realização do Festival de Comunicação por motivo de força maior (acidente de familiares, doença do candidato ou de familiares ascendentes ou por motivos justificados através do boletim de ocorrência policial) mas se justificar no dia  ou posteriormente à coordenação do evento, terá direito a apenas dois créditos pelo empenho demonstrado até aquele momento.

 

5- SELEÇÃO PRÉVIA

Todos os participantes inscritos serão submetidos a uma seleção prévia, a realizar-se na Polimig II, na rua Platina, 1407, bairro Calafate, dependendo do número de inscrições. Serão selecionados os melhores candidatos por modalidade.

DATA PREVISTA: 15/9/2018

 

6- DOS CONVITES

O Festival tem por objetivo estimular e mostrar os talentos dos alunos nas diferentes categorias e também integrar a comunidade escolar com as famílias.

6.1 - Aluno classificado: O aluno classificado para a final receberá três (3) convites para a venda (não obrigatória) como forma de divulgação de seu talento e de garantia do envolvimento familiar.

6.2 – Aluno não- classificado: O aluno que não se classificar na seleção prévia, poderá adquirir o convite e prestigiar o evento. Caso ele não compareça, não fará jus aos pontos.

 

7 - ITENS DA AVALIAÇÃO

7.1 – Dos estilos de danças, roupas e letras de música: Este evento não aceitará trajes, músicas, danças obscenas e roupas que ferem a Moral e os bons costumes. Lembramos que o Festival de Comunicação e Expressão tem como objetivo incentivar a Arte e a Cultura.

7.2 – Fica expressamente proibido o uso de apitos, qualquer tipo de fogos de artifício, fumaça ou similares no dia do evento, evitando, dessa forma, qualquer tipo de acidente com danos pessoais ou morais. O candidato que desrespeitar essa norma será proibido de participar do evento, sendo, portanto, desclassificado.

8 -  CLASSIFICAÇÃO FINAL

Será de acordo com o número de inscrições em cada modalidade.


9 -  PREMIAÇÃO E PONTUAÇÕES

Cada vencedor receberá um troféu gravado com a classificação obtida e ganhará os créditos correspondentes à colocação.

A pontuação obedecerá à seguinte ordem:

1º LUGAR: Cinco (5) créditos nas matérias especificadas para cada série.

2º LUGAR: Quatro (4) créditos nas matérias especificadas para cada série.

3º LUGAR: Três (3) créditos nas matérias especificadas para cada série.

Os candidatos que não se classificarem entre os três primeiros lugares, ganharão dois (2) pontos nas matérias especificadas para cada série.

Os candidatos que se inscreveram no item Exposição de Artes ganharão dois (2) pontos de participação, não havendo, portanto, competição entre os participantes.

Os alunos de 1º ao 5º ano que participarem do evento ganharão dois (2) pontos como participação especial.

PARÁGRAFO ÚNICO: Nas modalidades em que o número de candidatos for inferior a três, os participantes serão considerados PARTICIPAÇÃO HOUR CONCUR e receberão quatro (4) pontos de participação.


10 - DA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS NAS MATÉRIAS

ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano): Português, Redação, Desenho/Arte, Inglês.

ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE: Português, Arte, Inglês, Atividade Programada e Lógica.
2ª SÉRIE: Português, Programação Web Designer, Inglês e Atividade Programada.
3ª SÉRIE: Português, Java  e Atividade Programada.

CURSOS TÉCNICOS

ELETROTÉCNICA:

1º módulo: Desenho, Eletricidade Básica e Atividade Programada.

2º módulo: Eletricidade e Sistema Trifásicos, Eletrônica Digital e Atividade Programada.

3º módulo: Máquinas e Instalações Teóricas, Projetos Elétricos e Atividade Programada.

QUÍMICA:

1º módulo: AQT, Físico-Química e Atividade Programada.

2º módulo: Processos Industriais, Físico-Química e Atividade Programada.

3º módulo: Química Orgânica Teórica, Análise Química Teórica e Atividade Programada.

MECATRÔNICA:

1º módulo: Desenho Técnico, Eletricidade Básica e Atividade Programada.

3º módulo: Análise de Circuito, Programação CNC e Atividade Programada.

MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

1º módulo: Inglês Técnico, Metrologia Dimensional e Eletricidade.

2º módulo: Manutenção, Mecânica Automotiva e Sistema Hidráulico.

3º módulo: Gestão da Qualidade, Técnica de Manutenção e Reparação, ON, Eletromecânica e  Diagnóstico.

Ficha de Inscrição com a supervisão da Unidade.

 

Convidamos todo o corpo docente e demais funcionários do grupo Polimig/Vital Brasil para compartilharem conosco mais uma atividade sociocultural da escola.

            Coordenação de Português – Ensino Fundamental e Médio.

                              Direção, Supervisão e Coordenação.

 

 

 

 

1º CONCURSO DE REDAÇÃO DAS ESCOLAS POLIMIG/VITAL B - 22/09/2018

1º CONCURSO DE REDAÇÃO DAS ESCOLAS POLIMIG/VITAL BRASIL

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

Regulamento

 

1. OBJETIVO

 

Envolver os alunos matriculados nas escolas Polimig/Vital Brasil, estimulando o hábito da leitura e da escrita nos jovens educandos, despertar a consciência para o seu meio social e cultural.

 

2. DATA DE INSCRIÇÃO


De: 6/8 a 17/8/2018.

 

3. PÚBLICO-ALVO

 

Este concurso de redação destina-se aos alunos matriculados nas escolas Polimig/Vital Brasil

 

4. MODALIDADE

 

O gênero escolhido é o texto dissertativo. O tema a ser desenvolvido é:

 

Ensino Fundamental

 

O Brasil que eu quero.

 

Ensino Médio e Técnico

 

A ética na sociedade contemporânea.

 

5. CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR

 

Somente poderão participar do Concurso de Redação os alunos das escolas participantes devidamente matriculados.

 

6. COMO PARTICIPAR

 

Os alunos devem inscrever-se na supervisão das escolas, preenchendo o formulário do concurso.

 

7. ENTREGA DAS REDAÇÕES DOS ALUNOS, PELAS ESCOLAS

 

· Período de entrega: até 31/8/2018

 

Cada Unidade participante enviará as 5 (cinco) melhores

Redações.

 

8. SELEÇÃO DA REDAÇÃO DO ALUNO, PELA ESCOLA.

 

· Será realizada nas escolas, envolvendo todas as turmas das séries contempladas por este concurso;

· O professor de Redação de cada Unidade deverá escolher entre todos os textos produzidos pelos alunos, as 5 (cinco) melhores redações de cada categoria para representá-la.

 

 

9. ESCOLHA DA REDAÇÃO VENCEDORA PELA COMISSÃO JULGADORA

 

 A Comissão Julgadora, composta pelos Professores de Literatura ou português das escolas participantes, selecionará, observando os critérios expostos neste regulamento, 3 (três) redações vencedoras.

 

 

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

As redações inscritas neste concurso serão avaliadas segundo os seguintes critérios:

· Adequação ao tema:

Entendida como a conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto neste regulamento;

· Qualidade da redação:

Serão observadas a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a criatividade, a concordância, a organização e a conclusão da ideia;

· Originalidade e ineditismo:

A redação deverá ter entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) linhas e ser manuscrita em português pela criança ou adolescente que estará concorrendo ao prêmio, com caneta esferográfica azul ou preta;

O aluno participante deverá ser livre ao redigir suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outrem na produção do texto;

A redação deverá conter um título, retratando a mensagem principal apresentada no texto;

O texto apresentado deverá ser desenvolvido de forma a contemplar a apresentação das ideias, o desenvolvimento destas e uma conclusão;

O aluno deverá identificar-se somente no cabeçalho, pois serão desclassificadas as redações que tenham qualquer assinatura, desenho, rasura ou marca identificadora fora do local apropriado;

A redação será desconsiderada caso não tenha coerência com o tema e/ou for ilegível;

Só serão consideradas as redações manuscritas pelos alunos.

 

11. PREMIAÇÃO

 

Ensino Fundamental

 

1º lugar: troféu + 03 pontos extras em Língua Portuguesa e Redação.

2º lugar: troféu + 02 pontos extras em Língua Portuguesa e Redação.

3º lugar: troféu + 01 ponto extra em Língua Portuguesa e Redação.

 

Ensino Médio

 

1º lugar: troféu + 03 pontos extras em Língua Portuguesa e ATP.

2º lugar: troféu + 02 pontos extras em Língua Portuguesa e ATP.

3º lugar: troféu + 01 ponto extra em Língua Portuguesa e ATP.

 

 

12. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO


O resultado final do concurso será divulgado no dia do Festival de Comunicação e Expressão.

 

últimos eventos

Visita ao Serpro - 10/08/2018

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, das unidades: Floresta, Calafate e Padre Eustaquio, realizaram uma visita a @SerproBrasil.

Serpro é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. Onde agregaram um vasto conhecimento.

Foi ministrada uma palestra sobre o funcionamento do Serpro e sobre a atuação do profissional de TI hoje em dia.

#SouPolimig #SouVital

 

Treinamento Volkswagen - 07/08/2018

Os alunos do 3º módulo do Curso de Manutenção Automotiva, unidade Gameleira, participaram de um treinamento na empresa Volkswagen, concessionária Recreiobh. Os alunos foram acompanhados pelo professor Daniel.

O treinamento agregou muito conhecimento aos nossos alunos.

Confiram o registro desse dia inspirador na vida dos nossos jovens talentos! 

#SouPolimig #SouVital

XXI Simpósio de Química - 09/07/2018

XXII SIMPÓSIO DE QUÍMICA

CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DA QUÍMICA

Data: 09 a 13 de julho de 2018

 Auditório da Polimig II – Rua Platina, 1407 – Calafate

PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira - 09/07/2018

  • Diretores:
    • Professora: Maria Jorge Abrão de Castro
    • Diretora das Escolas Técnicas Polimig / Vital Brasil
    • Professor: Carlos Humberto de Assis Resende
    • Diretor das Escolas Técnicas Polimig / Vital Brasil
    • Professora: Herinéia Pampolini (Diretora da Escola Técnica Polimig – Unidade II)

 

Palestra

Profissional da química: como se firmar no mercado de trabalho

Palestrante: Simone Álvares de Oliveira

Engenheira de Alimentos

-Mestrado em Ciências e tecnologia de Alimentos- UFV

- Conselheira efetiva do CRQ

- Consultora na área de engenharia de alimentos

  • Tópicos abordados:
    • Perfil ideal, ética e moral
    • Código de Ética do Profissional da Química
    • Responsabilidade Técnica
    • CRQ.

 

 

MINICURSO

 

  • Tema: Produtos de Limpeza
  • Instrutor: Rodrigo Quintino (Bacharel em Química pela UFMG)
  • Data: 10,11 e 12 de julho
  • Conteúdo:
  • Noções de legislação;
  • Matérias Primas;
  • Grupos hidrófobos e hidrófilos;
  • Classificação dos agentes tensoativos;
  • Fabricação de produtos de limpeza;
  • Boas normas de fabricação;
  • Medidas de higiene;
  • Formação dos produtos.
  • 13/07/2018 – Sexta-feira

    Confraternização!!!

     
       

     

    COMISSÃO ORGANIZADORA

    Direção: Herinéia Pampolini

    Coordenação: Naila Marilac Cipriano Ribeiro

    Professores do Curso Técnico de Química:

    Antônio Eustáquio Amorim

    Cristiane Jacob Meira

    Flávio Alves Santos

    José Luiz Cota Orsine

    Leonardo Medeiros Souza

    Patrícia Adriana Sommerfeld

    Rejane Augusta Amorim

     

FESTA JUNINA - UNIDADE FLORESTA - 07/07/2018

EITA ARRAIÁ BÃO SÓ