eventos

últimos eventos

Obra: "A Ilha Perdida " - 24/04/2019

A Ilha Perdida é uma obra literária de Maria José Dupré, publicada em 1944, pela editora Brasiliense e depois pela editora Ática, na Série Vaga-Lume, após leitura da obra os alunos do 6º Ano, Unidade Calafate, brilharam na apresentação dos trabalhos desenvolvidos sob supervisão da professora Neuza.

Visita ao Espaço do Conhecimento - 11/04/2019

Os alunos do 6º Ano, unidade Calafate, fizeram uma visitação ao Espaço do Conhecimento, onde puderam ver parte do conteúdo de História com o professor Alessandro, de maneira mais próxima e com bastante ludicidade.

Além disso puderam ter uma visão diferente da preservação do meio ambiente através da Sessão Comentada sobre o Céu de BH e como o impacto das luzes artificiais cria um céu diferente do real, conteúdo visto também na Geografia com o professor Rodrigo.

E puderam ter uma abordagem filosófica sobre o universo e suas diversas interpretações de culturas diferentes.

#soupolimig

"Pipetagem com Pera" - 10/04/2019

No dia 10 de Abril, nossos alunos do 6º ao 9º Ano da Unidade Floresta participaram da atividade "Pipetagem com Pera" em laboratório.

O exercício foi supervisionado pela professora Gabriela. Os alunos também montaram dois aquários e realizaram experiências nas áreas de eletricidade e magnetismo.

Confira o registro desse dia desafiador e inspirador na vida dos nossos queridos alunos. 

#SouPolimig #SouVital

Aula Integrada – Manutenção Automotiva e Química - 02/04/2019

Determinação da % de etanol presente na gasolina

No dia 02/04 foi realizada uma aula experimental no laboratório de química com os alunos do curso técnico em Manutenção Automotiva.

A integração dos Cursos Química e Manutenção Automotiva é de total importância, uma vez que as duas áreas necessitam de ambos conhecimentos, para que os mesmos possam ser aplicados em prol de favorecer a qualidade de vida do homem.

A aula foi acompanhada pelos coordenadores do cursos de Man.Automotiva, professor Edmar Borges e do curso de Química, professora Naila Marilac , conduzida pelo professor Fellipo do curso técnico em Manutenção Automotiva com a  cooperação de monitores e os alunos do curso Técnico em Química.

Com o objetivo de determinar a % de etanol presente na gasolina os alunos do curso técnico de Manutenção Automotiva desenvolveram todas as etapas do procedimento experimental, calcularam a porcentagem de etanol na gasolina, avaliaram e discutiram os resultados.

O etanol é uma substancia química infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também se solubiliza na gasolina que é apolar. Isso ocorre justamente porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar que é o grupo OH.

A parte apolar do etanol possui bastante afinidade com a gasolina, tanto é que no Brasil a gasolina é vendida com adição de álcool etílico.

A quantidade de etanol presente na gasolina é um fator muito importante para o perfeito funcionamento dos motores á combustão interna, principalmente para os motores OTTO movidos a gasolina. A quantidade de etanol também influencia o funcionamento dos motores a OTTO com alimentação de combustível flex (álcool e gasolina), principalmente no quesito consumo de combustível e performance.

A lei brasileira passou por várias mudanças desde o início dos anos 90, quando o uso do etanol para melhoria do índice de octanagem da gasolina passou a ser obrigatório, chegando aos 27% atuais (2019).

A prática alcançou o objetivo de determinar a % de álcool na gasolina, adquirida de um posto da grande BH e verificar se a quantidade de álcool presente nessa gasolina avaliada estava de acordo com a lei brasileira.

Houve uma participação intensa na aula por parte dos alunos que se envolveram com as informações adquiridas transformando-as em conhecimento.

Parabéns a Escola POLIMIG pela qualidade do ensino técnico

Parabéns aos alunos.

Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.

A Supervisão Pedagógica

Jonice e Vanilza